sexta-feira, 4 de março de 2011

XIV Curso de Difusão Cultural CEA/USP "Aspectos da Cultura e da História do Negro no Brasil"

  2011 - 1º sem. |

Curso do Serviço de Cultura e Extensão Universitária FFLCH - USP


Público Alvo:
Professores das Redes Pública e Particular de Ensino e interessados em geral.

Objetivo:

Capacitação dos professores das redes pública e particular de ensino no aprendizado dos aspectos da cultura e da história do negro no Brasil, propiciando acesso a material de apoio e didático para ser utilizado em sala de aula, embasados nos conhecimentos apreendidos em cada temática que certamente, serão de utilidade prática.


Carga horária:
42.00Horas

Vagas:
110 (mínimo de 60 alunos)


Certificado/Critério de Aprovação:

A avaliação consiste na entrega de uma resenha sobre um dos temas abordados em sala. Para fazer jus ao certificado o aluno deverá cumprir o mínimo de 85% de frequencia e obter nota mínima 5,0.

Coordenação:
Prof. Dr. Kabengele Munanga, da FFLCH/USP.


Ministrantes:
Carlos Subuhana, Dilma de Melo Silva, Ismael Giroto, Kabengele Munanga, Margarida Maria Taddoni Petter, Mauricio Waldman e Tania Celestino de Macêdo.

Promoção:
Centro de Estudos Africanos  Períodos e Turmas


Início e fim da aula:
17/03/2011 - 30/06/2011

Horário das aulas:
5ª feira, 19:00 às 22:00



Local das aulas:
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - salas 105, 107 e 109.  Sorteio de Bolsa

Valor:
R$ 180,00: Interessados em geral
R$ 162,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
R$ 90,00: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH.

Detalhes
O pagamento será à vista, mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula;
Não haverá devolução da taxa após o início do curso;
Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (apresentação da carteirinha USP ou holerite).
O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula. Matrícula

Matrícula

Local e documentos necessários: http://sce.fflch.usp.br/node/160

Início e fim da matrícula:
01/03/2011 - 04/03/2011


PROGRAMA

17/03/2011

1ª Aula ? Prof. Dr. Kabengele Munanga
1. Introdução
Apresentação do curso: objetivos, conteúdo do programa, bibliografia básica
Origens geográficas dos africanos escravizados no Brasil
Existe uma história do negro no Brasil? E por onde ela começa?

24/03/2011
2ª Aula: Profª Drª Marina Pereira Almeida Mello
2. O negro no território brasileiro e o regime escravista: adaptação e resistência.
1.1. Resistências individuais
1.2. Resistências coletivas: rebeliões nas senzalas, quilombos, Revolta dos Malês.
1.3. Atuação do negro na abolição

31/03/2011
3ª Aula: Profª Drª Rosângela Malachias
3. O negro pós abolição e novas formas de resistências:
3.1. A revolta da Chibata
3.2. A Frente Negra Brasileira ? Imprensa Negra em São Paulo
3.3. O Movimento Negro Contemporâneo

07/04/2011
4ª Aula: Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier
4. Culturas negras no Brasil:
4.1. Leis e repressões contra as culturas negras no Brasil ? estratégias e formas de resistência religiosa: candomblé e umbanda.

14/04/2011
5ª Aula: Profª Drª Antonia Aparecida Quintão dos Santos Cezerilo
4.1.1. As irmandades católicas.

28/04/2011
6ª Aula: Profª Maria Cecília Félix Calaça
4.2. Resistências artísticas: culinária, música, dança, artes visuais, literatura, arte do corpo (capoeira), arquitetura, etc.: arte africana e afro-brasileira

05/05/2011
7ª Aula: Profª Drª Lígia Fonseca Ferreira
4.2.1. Literatura de Resistência.

12/05/2011
8ª Aula: Prof. Dr. Kabengele Munanga
5. O Negro e discriminação racial no Brasil:
5.1. Conceitos básicos: preconceito, raça, racismo e etnicidade no Brasil
5.2. Características do racismo à brasileira

19/05/2011
9ª Aula: Prof. Antonio Carlos Arruda
5.3. Direitos Humanos e a questão racial

26/05/2011
10ª Aula: Prof. Dr. Dennis de Oliveira
6. Formas de exclusão do negro no Brasil:
6.1. O negro na mídia e no mercado de trabalho

02/06/2011
11ª Aula: Eliana de Oliveira
6.2. O negro na educação (ensino fundamental, médio e superior)

09/06/2011
12ª Aula: Prof. Dr. Luis Eduardo Batista
6.3. Saúde da população negra: questões específicas

16/06/2011
13ª Aula: Prof. Dr. Kabengele Munanga
7. Multiculturalismo e a Ação Afirmativa no Brasil:
7.1. Políticas de reconhecimento da Identidade Negra no Brasil, exemplos das Leis 10.639/03 e 11.645/08
7.2. O debate sobre as cotas raciais

30/06/2011
14ª Aula: Prof. Dr. Kabengele Munanga
Avaliação
Palestra de Encerramento do Curso

EMENTA

O curso de difusão cultural Aspectos da cultura e da história do negro no Brasil foi elaborado pelo Centro de Estudos Africanos da FFLCH/USP em 2006, com o objetivo de suprir uma demanda surgida pela Lei nº 10.639/03, hoje alterada pela Lei nº 11.645/08, as quais estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade dos estudos sobre a temática da ?História e Culturas Afro-Brasileira e Indígena?.

Com a efetivação da lei, surgem dois problemas a serem equacionados:
1) a capacitação de professores/educadores que possam ensinar as matérias prescritas, considerando que o conjunto dos professores do ensino básico e médio no sistema educativo brasileiro não teve acesso ao estudo da história da África e do negro no Brasil, dentro de uma visão divorciada da historiografia colonial;
2) a definição e delimitação do conteúdo da história da África, do negro e de sua cultura e, conseqüentemente, a produção de novos manuais e materiais didáticos em ruptura com a literatura colonial preconceituosa ainda dominante e resistente.

Sendo o Centro de Estudos Africanos um espaço multidisciplinar da FFLCH, que reúne pesquisadores da África e da diáspora atuando nas diversas áreas de conhecimento: Antropologia, Sociologia, Ciência Política, História, Literatura, Lingüística, etc. , fica justificada e legitimada sua liderança nesse processo. 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ANDREI, Elena Maria (org.) Cultura Afro-Brasileira: civilizações africanas. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007 (Caderno Uniafro, vol. 3)
ANDREI, Elena Maria e FERNANDES, Frederico Augusto Garcia (orgs.) Cultura Afro-Brasileira: construindo novas histórias. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007 (Caderno Uniafro, vol. 2)
ANDREWS, George Reid. Negros e Brancos em São Paulo (1888-1988). Bauru-SP: EDUSC. 1998
BALOGUM, Ola. A escultura dos signos. In: O CORREIO, Rio de Janeiro: UNESCO, ano 5 (7)12-21, jul, 1977.
BANDEIRA DE MELLO, Celso Antonio ? Conteúdo Jurídico do Princípio da Igualdade. São Paulo: Malheiros Editora
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BRAGA, Júlio. Na Gamela do Feitiço: repressão e resistência nos Candomblés da Bahia. Salvador: EDUFBA, 1995.
BRANDÃO, Ana Paula (coord.). Saberes e Fazeres, vol. 1 (Modo de Ver). Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br]
___________. Saberes e Fazeres, vol. 2 (Modo de Sentir). Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br]
___________. Saberes e Fazeres, vol. 3 (Modo de Interagir). Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br]
___________. Memória das Palavras. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br]
CADERNOS DE DEBATES, Política Democrática. Brasília: Edições Fundação Astrojildo Pereira, Ano I, nº 2, maio de 2008.
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CASHMORE, Ellis. Dicionário de Relações Étnicas e Raciais. São Paulo, Selo Negro/Summus, 2000.
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Constituição Federal de 1988 ? Preâmbulo, artigos 1º ao 6º, 37 caput, e 144.
CUTI. Moreninho, Neguinho, Pretinho, vol. 3. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA - Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
DEOSCÓREDES Maximiliano dos Santos. História de um terreiro Nagô. Salvador: Instituto Brasileiro de Estudos Afro-Asiático, 1962.
DUARTE, Evandro C. Piza (e outros). Cotas raciais no ensino superior: entre o Jurídico e o Político. Curitiba: Juruá, 2008.
FERRETTI, Sérgio. Repensando o Sincretismo: estudo sobre a Casa das Minas. São Paulo: Edusp, 1995.
GONÇALVES, Maria Alice Rezende. Educação e Cultura: pensamento em cidadania. RJ: Quartet, 1999
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HALL, Stuart. - A questão multicultural. In: SOVIK, Liv (org.). Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG / Brasília: UNESCO, 2003, p. 51-95.
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MARTINS, Roseli F. e MUNHOZ, Maria L. P. Professora, não quero brincar com aquela negrinha!, vol. 5. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA ? Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Ser escravo no Brasil. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988, 2ª ed.
MEILLASSOUX, Claude. Antropologia da escravidão. O ventre de ferro e dinheiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1995. 297p.
MELLO, Manoel Messias (Major) e outros - Os direitos e a ordem social da Constituição Federal e o caso do ônibus 174?. São Paulo: Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo - CAES, trabalho de conclusão do Curso Superior de Polícia de 2006.
MIRANDA, Maria A. e MARTINS, Marilza S. Maternagem. Quando o bebê pede colo, vol. 2. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA - Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
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MUNANGA, K. - Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de cota. In: GOLÇALVES e SILVA, Petronilha B. e SILVÉRIO, Valter R. Educação e Ações Afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Brasília: INEP/MEC, 2003.
MUNANGA, K. - Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: Cadernos PENESB (Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira), Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Sociais Aplicada da Faculdade de Educação, nº 5, 2004.
MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismo na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
MUNANGA, Kabengele e GOMES, Nilma. Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Global: Ação Educativa, 2004.
MUNANGA, Kabengele. - A difícil tarefa de definir quem é negro no Brasil. Entrevista com In: ESTUDOS AVANÇADOS, 18(50):51-56, São Paulo: IEA/USP, 2004.
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OLIVEIRA, Fátima. Saúde da população negra - Brasil ano 2001. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2003.
OLIVEIRA, Iolanda (org.). Relações raciais e educação: novos desafios. RJ: DP&A, 2003.
OLIVEIRA, Lúcio. Tímidos ou indisciplinados, vol. 7. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA ? Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
OLIVEIRA, Zilma R. de.  - Os primeiros passos da história da educação infantil no Brasil. In: Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
PROGRAMA de Ação Durban. 3a Conferência Mundial contra o Racismo, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas.
QUINTÃO, Antonia Aparecida. Lá vem os meus parentes: as irmandades de pretos e pardos no Rio de Janeiro e em Pernambuco (séc. XVIII). São Paulo: Annablume: FAPESP, 2002
__________. As irmandades negras: outro espaço de luta e resistência. Irmandades Negras: Outro espaço de luta e resistência. (São Paulo: 1870-1890). São Paulo: Annablume: Fapesp, 2002.
__________. Professora, existem santos negros - Histórias de identidades religiosa negra, vol. 8. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA - Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-brasileiro. MG: Mazza Edições, 2004.
RODRIGUES, Nina. Os africanos no Brasil. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2004.
SALUM, Marta H. L. Cem anos de arte afro-brasileira. In: Catálogo Mostra do Redescobrimento - Brasil 500 é mais. São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Virtuais, 2000.
SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do ser negro: um percurso de idéias que naturalizam a inferioridade dos negros. São Paulo: EDUC/FAPESP; Rio de Janeiro: Pallas, 2002.
__________. Percepções da Diferença, vol. 1. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA - Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
SANTOS, Jocélio Telles dos. O Dono da terra: o caboclo nos candomblés da Bahia. Salvador: Sarah Letras, 1995.
SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nagô e a morte: Pade, Asese e o culto Egum na Bahia. Petrópolis: Editora Vozes, 1977.
SANTOS, Maria Stella de Azevedo. Meu tempo é agora. São Paulo: Editora Oduduwa, 1993.
SANTOS, Sandra. Brincando e ouvindo histórias, vol. 9. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA - Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
SILVA, Dilma de Melo. Por que riem da África, vol. 6. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA - Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
SILVA, Lucia Helena Oliveira e FERNANDES, Frederico Augusto Garcia (orgs.) Cultura Afro-Brasileira: expressões religiosas e questões escolares. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2006 (Caderno Uniafro, vol. 1)
SOARES, Mariza de Carvalho. Devotos da cor: identidade étnica, religiosidade e escravidão no Rio de Janeiro, séc. XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
SOUZA, Ana Lúcia Silva e CROSO, Camila (coords) Igualdade das relações étnico-raciais na escola: possibilidades e desafios para implementação da Lei 10.639/2003. São Paulo: Peirópolis: Ação Educativa, Ceafro, Ceert, 2007.
SOVIK, Liv. Aqui ninguém é branco: hegemonia branca e media no Brasil. In: WARE, Vrom (org.) Branquidade, identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
TAYLOR, Charles. A política de reconhecimento. In: APPIAH, K. Anthony (e outros). Multiculturalismo: examinando a política de reconhecimento. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.
VERGER, Pierre Fatumbi. Lendas dos Orixás. Salvador: Editora Corrupio, 1981.


FILMES INDICADOS

AFRICANIDADES BRASILEIRAS. TV Brasil: o Futuro. SEED/MEC, 2008, 54?21?. [www.mec.gov.br/seed] ? [www.tvbrasil.com.br/salto]
LIVROS ANIMADOS (várias histórias). A Cor da Cultura. SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]
MOJUBÁ. (várias histórias). A Cor da Cultura. SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]
HERÓIS DE TODO MUNDO. A Cor da Cultura. SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]
PROGRAMA NOTA 10. (várias histórias). A Cor da Cultura. SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]
TEORIAS RACIAIS COMO TEORIAS DAS DIFERENÇAS. Programa Ações Afirmativas da UFMG. Belo Horizonte, Faculdade de Educação/UFMG, 2004, 55?.
DIREITO À EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS. Programa Ações Afirmativas da UFMG. Belo Horizonte, Faculdade de Educação/UFMG, 2004, 50?.
DESIGUALDADES RACIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS. Programa Ações Afirmativas da UFMG. Belo Horizonte, Faculdade de Educação/UFMG, 2004, 50.

Geraldo Potiguar do Nascimento
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Militante Político, Jornalista, Escritor, Consultor na Área de Comunicação, Edição e Publicações de Livros, jornais, (house organs) e outros materiais impressos e Assessoria de Imprensa.
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