Que garantias essa Nação oferece para que UM OU UMA DE NÓS esteja nesses espaços institucionais com condições de exercer seu mandato com a coerência que esperamos? Nossa condição de eleitores serve para quê?
Taise Braz e um Renato Freitas tiveram seus mandatos de vereadores ameaçados de cassação após participarem de atos contra o racismo e por justiça por Moïse e Durval. Você sabia que essas histórias são bem parecidas com o vivido por Monteiro Lopes, considerado o primeiro deputado negro da República?
Com essas perguntas, convido você a ler o artigo “Degola, linchamento e cassação: gente negra pode mesmo eleger e ser eleita?”, que escrevi para a coluna da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros no UOL.
A coluna é coletiva e conta com as escritas de Carlos Silva Jr., Fernanda Oliveira, Mariléa de Almeida e Patricia Melo. Trata-se de uma iniciativa dedicada ao letramento histórico com compromisso antirracista proposto por intelectuais negras e negros.
Link: https://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2022/02/18/degola-linchamento-e-cassacao-gente-negra-pode-mesmo-eleger-e-ser-eleita.amp.htm
Ajude-nos a divulgar: comente, compartilhe, desenvolva suas próprias reflexões.
#negrosepolítica #direitopolítico #parlamentaresnegros #patrimônio #históriapública #democracia #eleições2022 #historiadorasnegras #historiadoresnegros
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.