sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

LEIA ARTIGO - DEGOLA, LINCHAMENTO E CASSAÇÃO:GENTE NEGRA PODE MESMO ELEGER E SER ELEITA?


Quem ganha com a deslegitimação ou mesmo a cassação de mandatos parlamentares negros perante eleitores negros ou brancos com compromisso antirracista?

Que garantias essa Nação oferece para que UM OU UMA DE NÓS esteja nesses espaços institucionais com condições de exercer seu mandato com a coerência que esperamos? Nossa condição de eleitores serve para quê?

Taise Braz e um Renato Freitas tiveram seus mandatos de vereadores ameaçados de cassação após participarem de atos contra o racismo e por justiça por Moïse e Durval. Você sabia que essas histórias são bem parecidas com o vivido por Monteiro Lopes, considerado o primeiro deputado negro da República?

Com essas perguntas, convido você a ler o artigo “Degola, linchamento e cassação: gente negra pode mesmo eleger e ser eleita?”, que escrevi para a coluna da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros no UOL.

A coluna é coletiva e conta com as escritas de Carlos Silva Jr., Fernanda Oliveira, Mariléa de Almeida e Patricia Melo. Trata-se de uma iniciativa dedicada ao letramento histórico com compromisso antirracista proposto por intelectuais negras e negros.

Link: https://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2022/02/18/degola-linchamento-e-cassacao-gente-negra-pode-mesmo-eleger-e-ser-eleita.amp.htm

Ajude-nos a divulgar: comente, compartilhe, desenvolva suas próprias reflexões.

#negrosepolítica #direitopolítico #parlamentaresnegros #patrimônio #históriapública #democracia #eleições2022 #historiadorasnegras #historiadoresnegros
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.