28/05/2011 - 10h47 | da Folha.com
DE SÃO PAULO
Um panfleto do governo paulista para alertar usuários de crack sobre os perigos da nova droga óxi usa uma imagem do personagem Saci, de cachimbo na boca, desenhada pelo cartunista Ziraldo.
Produzido pela Secretaria da Saúde, o panfleto traz, ao lado da imagem do Saci, a frase "Nem tudo é o que parece...", aludindo à confusão que usuários fazem entre as drogas, vendidas em forma de pedra.
De acordo com o governo, o material foi feito com base nas experiências com usuários de crack, que têm o costume de chamar uns aos outros de "sacizeiros".
O agente de Ziraldo, Mario Gasparotti, diz que ele desconhecia o contexto em que o desenho de seu Saci foi usado e que o estúdio jamais liberaria uso da imagem nesse contexto.
A informação é de reportagem de Reynaldo Turollo Jr., publicada na Folha deste sábado (íntegradisponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita aFolha).
-- O uso do saci entre marginalizados na sociedade brasileira como forma de identificação não é novo. MAS daí a secretaria de saúde endossar esta associação, principalmente, sem nenhuma contextualização, é um absurdo. Um desserviço ao povo brasileiro e sua "alma".
Andre Luiz da Silva
Taubaté - SP - Interior do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.